postado em 05/03/2009 16:39
A Receita Federal já deu a largada no recebimento de declarações de Imposto de Renda 2009 (ano-base 2008), e bancos públicos e privados, em consequencia, começaram a anunciar uma linha de crédito comum no inÃcio do ano: a de antecipação da restituição do IR a que o contribuinte calcula a que terá direito.
Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e Real e Bradesco, por exemplo, estão entre as instituições financeiras a oferecer o empréstimo, que acaba atraindo muitos contribuintes por ter taxas de juro bem abaixo de outras modalidades de crédito - como o empréstimo pessoal, por exemplo, com juros acima de 4% ao mês; e o cheque especial, cujas taxas podem chegar até a mais de 10% mensais. Entretanto, analistas recomendam cuidado e critério a quem for recorrer a essa alternativa para ter dinheiro extra em conta no inÃcio do ano. Para a maioria deles, contratar o crédito agora pode resultar em dor de cabeça no final do ano.
A economista Ione Amorim, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), por exemplo, lembra que o prazo para pagamento fixado pelos bancos costuma ser o mês final da tabela de restituição do IR ; dezembro ; mas não há garantia de que será possÃvel contar com o dinheiro nessa data, ou de que o declarante receberá exatamente a quantia que previu.
"A pessoa pode cair na malha fina, ter problemas com a declaração. A Receita pode atrasar a restituição, ou pagar um valor menor do que o calculado, ou não pagar. Nesse caso, quem tomou o empréstimo se verá às voltas com uma despesa alta no final de ano, em geral bem mais alta do que o valor que recebeu antecipadamente, já que é acrescida dos juros normais e pode ser elevada por multa e outros imprevistos", alerta ela.
Confira vÃdeo sobre o assunto