Jornal Correio Braziliense

Economia

Coca-Cola vai investir US$ 2 bilhões na China

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A gigante americana dos refrigerantes Coca Cola anunciou nesta sexta-feira (6/03) que investirá US$ 2 bilhões na China em um período de três anos, além dos US$ 2,4 bilhões oferecidos pela aquisição da empresa China Huiyuan Juice. "O grupo Coca-Cola continuará investindo US$ 2 bilhões a mais durante três anos, em uma nova fábrica e em infraestrutura comercial, de vendas, de marketing e de pesquisa e desenvolvimento", disse o executivo-chefe da empresa, Muhtar Kent, em um comunicado. A Coca-Cola anunciou em setembro uma oferta de US$ 2,4 bilhões pelo grupo Huiyuan, no que seria a maior aquisição da empresa na China. A gigante americana, no entanto, ainda não recebeu a aprovação das autoridades chinesas. A empresa está presente desde 1979 na China. No mês passado, a Coca-Cola Brasil anunciou que, mesmo diante da crise, vai ampliar os investimentos no Brasil em 2009. A empresa planeja aplicar R$ 1,75 bilhão no país, o que representa um incremento de 17% sobre o investido em 2008. O presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, disse que o país desperta uma confiança "muito alta" na companhia, apesar da desaceleração na economia causado pela crise financeira global. No ano passado, a Coca-Cola Brasil registrou crescimento de 7% no volume de vendas, comercializando 9 bilhões de litros de bebidas não-alcoólicas. Isso trouxe faturamento de R$ 15 bilhões à empresa - 25% superior ao constatado em 2007. No mundo todo, as vendas da Coca-Cola cresceram 5%. No último trimestre de 2008, após o agravamento da crise, as vendas da empresa no Brasil tiveram expansão de 7% sobre igual período do ano anterior. No mundo todo, o lucro da Coca-Cola caiu 18% no quarto trimestre, para US$ 995 milhões, contra US$ 1,21 bilhão (US$ 0,52 por ação) um ano antes. Em 2008 como um todo, o lucro da empresa caiu 3%, ficando em US$ 5,81 bilhões (US$ 2,49 por ação), contra US$ 5,98 bilhões (US$ 2,57 por ação) em 2007. "Não vamos nos contentar em atravessar a tempestade (...) Vamos considerá-la uma oportunidade de expandir o valor de nossa marca para nosso sistema e nossos consumidores", disse Kent.