postado em 10/03/2009 15:44
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a economia retomará o crescimento a partir deste mês e afirmou ter sido esperado a retração registrada no quarto trimestre do ano passado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade nos últimos três meses de 2008 recuou 3,6% na comparação com junho, julho e agosto.
;É preocupante, mas estou otimista;, disse o presidente. ;A partir de março, abril e maio a economia já vai mostrar crescimento;, acrescentou.
Para o presidente se o crescimento econômico de 2009 ficar próximo de 0% não será ruim, lembrando que as expectativas é que o Brasil registre expansão superior ao mundo desenvolvido.
Um dos dados que baseia seu otimismo é a redução dos estoques das empresas graças ao consumo. Para ele, assim que as companhias começarem a refazer os estoques, a atividade voltará a ter fôlego.
Lula voltou a citar as medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o plano de habitação, a ser anunciado, como fonte de combate à crise financeira internacional. O presidente voltou a defender a retomada da Rodada de Doha para liberalização do comércio mundial também para minimizar os efeitos da crise. ;A saída para a crise é comércio, comércio e comércio;, sustentou Lula.