postado em 12/03/2009 08:05
A Receita Federal apreendeu ontem R$ 1,5 milhão em mercadorias de informática e eletroeletrônicos na Feira dos Importados. As 10 bancas fiscalizadas pertencem a libaneses que já protagonizaram outras ações de combate ao contrabando, como na Operação Sete Erros, em 2007. Na chegada dos 40 agentes da Receita e 60 policiais rodoviários federais, diversas lojas baixaram as portas.
Foram contabilizados aproximadamente 100 notebooks, 20 projetores, 500 máquinas fotográficas, 80 aparelhos de videogame e mais de 30 mil CDs e DVDs de jogos piratas. Segundo o chefe da Divisão Regional de Combate ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, Waltoedson Arruda, as investigações duraram dois meses. ;Temos acompanhado estes comerciantes há algum tempo e descobrimos que novas empresas foram abertas por laranjas para manter o negócio;, comenta.
Arruda admite que esses trabalhos pontuais não acabam com os crimes de contrabando e descaminho. ;Fazendo apreensões atrapalhamos a logÃstica do grupo e também as vendas.; De acordo com as investigações, o grupo tem familiares no Paraguai que garantem as compras e depois encaminham as mercadorias para BrasÃlia em veÃculos de passeios. ;Diversos carros usados para transportar os produtos foram apreendidos em Foz do Iguaçu;. O material apreendido foi encaminhado para o depósito da alfândega de BrasÃlia.
Sete erros
A Operação Sete Erros ocorreu em julho de 2007 e resultou na prisão de 19 pessoas ; entre eles sete irmãos da famÃlia que liderava o esquema de contrabando ; em BrasÃlia e em Foz do Iguaçu. Há um ano, a PolÃcia Federal constatou que grande parte dos eletroeletrônicos comercializados por esses lojistas na Feira dos Importados chegam ao Brasil depois de rejeitados no mercado externo.
» Ãudio: ouça entrevista com Waltoedson Arruda, chefe da divisão regional de combate ao contrabando