postado em 12/03/2009 12:56
São Paulo - Destaque na Consumer Eletronic Show 2009, feira de tecnologia realizada em Las Vegas em janeiro, o Sony Vaio P chega ao Brasil custando R$ 3.999. O netbook - computador portátil menor que um laptop, com ênfase no acesso à internet - promete bateria que dura até oito horas e pesa apenas 620 gramas. Segundo a empresa, tais características lhe dariam o título de mais leve do mundo.
Com 12cm de largura e 2cm de espessura, o pequenino Vaio será vendido nas lojas Sony Style (Park Shopping), na internet e nas revendas autorizadas. O netbook tem tela de alta definição (1.600 x 768) de oito polegadas, processador Intel de 1,33MHz, 2GB de memória RAM e HD de 60GB.
Um diferencial do novo modelo em relação aos concorrentes diminutos é o sistema operacional. Enquanto os outros computadores contam com versões de Linux e do Windows XP, o Vaio traz o Vista Home Premium. "Os netbooks foram desenvolvidos levando em conta duas limitações: a portabilidade e o baixo custo. O Vaio não levou em conta a segunda, então temos uma nova categoria de PCs, os Pocketstyle PC", classifica Gustavo Araújo, gerente de produtos Vaio da Sony Brasil.
Televisores
A Sony apresentou ainda, na manhã desta quinta-feira (12/3), dois modelos de televisores lançados na CES 2009. Entre eles o KLV-40ZX1M, que usa a tecnologia LED em sua tela para eliminar o painel de luzes que, normalmente, ocupa a parte de trás de monitores desta tecnologia. Com a inovação, a televisão acaba tendo menos de um centímetro de espessura e custará R$ 25.699. A segunda TV apresentada é a KDL-52XBR7, que de acordo com a fabricante, é a primeira com tela de cristal líquido com frequência de 240Hz, que reforça cenas com muito movimento. O segundo modelo sai por R$ 22.399.
Crise
Os executivos do Sony presentes ao lançamento dos produtos em São Paulo revisaram as previsões de vendas dos notebooks para baixo. Depois de experimentar um crescimento de 150% entre 2007 e 2008, o setor deve vender a mesma quantidade de produtos que no ano passado, que foi de 3,1 milhões de unidades.
Sobre as demissões que a empresa fez em janeiro em sua fábrica na Zona Franca de Manaus, quando mais de 200 funcionários foram dispensados, os executivos afirmaram que todos os ajustes necessários para enfrentar a crise já foram feitos, e que nenhum corte está planejado.
"Nós precisávamos nos adequar a nova realidade. Demos férias coletivas, mas ajustes precisavam ser feitos, já que ninguém esperava a crise e funcionários haviam sido contratados", explicou Lúcio Pereira, gerente de comunicação da Sony Brasil.