postado em 13/03/2009 13:24
A Petrobras informou nesta sexta-feira (13/03) que celebrou um memorando de entendimentos com o grupo japonês Marubeni, cujo objetivo é realizar um estudo em conjunto para o projeto da Refinaria Premium 1, prevista para ser construída no Maranhão. O memorando, segundo comunicado ao mercado, foi assinado no dia 28 de janeiro.
A estatal afirmou que a Marubeni demonstrou interesse em atuar como parceiro em potencial do projeto, de custo estimado em R$ 20 bilhões. O grupo japonês, com escritórios por todo o mundo, tem a intenção de executar um estudo em conjunto para analisar a viabilidade da implantação do projeto da refinaria, com participação do grupo japonês. Mas o estudo não cria ainda obrigações adicionais, inclusive financeiras, para a Petrobras.
Segundo o planejamento estratégico da Petrobras, a refinaria Premium 1 deve entrar em operação em 2013, passando a ter plena carga dois anos depois, e terá capacidade de produzir até 600 mil barris/dia de combustível.
O comunicado é resposta a um pedido da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de explicações sobre reportagem publicada ontem pelo jornal "Valor Econômico". Segundo o texto, a Petrobras poderia fechar uma parceria de longo prazo com o Japão, citando como fonte o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
O grupo Marubeni, de acordo com a matéria, estaria disposto a bancar todo o investimento, sem a necessidade de a Petrobras realizar desembolsos. O pagamento seria feito com o fornecimento de derivados de petróleo produzidos na refinaria. A participação societária do grupo japonês na refinaria seria de 10% ou 15% do negócio.