postado em 16/03/2009 15:26
A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (16/03) um plano para abrir o mercado de crédito para as pequenas e médias empresas, cujo dinamismo é considerado vital para a economia americana.
O Tesouro destinará até US$ 15 bilhões para a compra de títulos atrelados a empréstimos concedidos às pequenas empresas. O objetivo é permitir que os emissores destes papéis possam conceder novos créditos a empresas que estejam em condições de reembolsá-los, indicou a Casa Branca em comunicado.
Em discurso, o presidente Barack Obama disse que a medida foi adotada em resposta a uma situação na qual os "proprietários de pequenas empresas enfrentam graves dificuldades, embora dirijam negócios rentáveis, pois suas linhas de crédito estão fechadas".
"Este será somente o primeiro passo de um esforço contínuo para garantir que as pessoas vão obter o crédito de que precisam", disse.
Com a iniciativa, o Tesouro complementa as medidas adotadas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para que as entidades de crédito possam se refinanciar com mais facilidade, reduzindo suas restrições às pequenas e médias empresas, muitas das quais estão sufocadas pela crise do crédito.