postado em 16/03/2009 19:29
As vendas com crediário registraram queda de 13,1% na primeira quinzena de março na comparação com o mesmo período de 2008, segundo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A média diária, no entanto, aponta queda de 5,8% nas consultas aoServiço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), já que neste ano a quinzena teve menos dias úteis.
O SCPC/Cheque, por outro lado, apontou alta de 2,5% na média, na mesma comparação. Considerando todo o período, o desempenho registra quedad de 5,8%.
Segundo a ASCP, os registros recebidos (carnês que entraram para o cadastro), na primeira quinzena de março, comparado com igual período em 2008, cresceram 10,6% os registros cancelados (carnês que saíram do cadastro) tiveram alta de apenas 3,6%, mostrando que continua a dificuldade na recuperação do crédito.
Segundo Alencar Burti, presidente da ACPS, o ritmo de redução nas vendas a crédito (SCPC) se justifica pela queda da confiança do consumidor no desempenho da economia, no aumento da inadimplência e no avanço do desemprego. Já o aumento das vendas à vista (SCPC/Cheque) se explica pelas promoções feitas pelo varejo, além de refletir também as liquidações da moda verão, praia, lingerie e demais vendas de menor valor. "O que depende de crédito ainda se recente da crise financeira mundial", disse.
Para Burti, apesar do governo ter reduzido a Selic em 1,5 ponto percentual, neste mês, é preciso continuar esse processo para que seu efeito possa ser sentido já no segundo semestre.