postado em 16/03/2009 20:12
O Banco do Brasil informou que realizou nesta segunda-feira o pagamento da pruimeira parcela, no valor de R$ 310,9 milhões, pela compra da Nossa Caixa, ao governo do Estado de São Paulo. Com o pagamento, o BB passa a ter o controle da instituição.
O valor pago hoje foi corrigido pela Selic acumulada desde 20 de novembro de 2008, conforme previa o contrato de compra de venda das ações da Nossa Caixa.
O Banco Central aprovou na semana passada a venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil. Assim como ocorreu na aprovação da fusão Itaú-Unibanco, o BC impôs como condição para o negócio o controle das tarifas bancárias por um período de cinco anos.
Garantia
A compra da Nossa Caixa foi anunciada pelo BB em novembro do ano passado, por R$ 5,386 bilhões. E
Os valores pagos hoje pelo BB podem ficar retidos pela Justiça como garantia para pagamento de precatórios. Pelo menos essa foi a decisão da juíza federal substituta da 20ª Vara Cível Federal, Fernanda Souza Hutzler, na semana passada. Ela acatou pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que pediu o bloqueio dos bens do banco paulista. O governo de São Paulo já adiantou que vai recorrer da decisão e informou que tem pago regularmente os precatórios (dívidas judiciais).