postado em 17/03/2009 19:04
A fabricante de pneus Bridgestone e o Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região acertaram um plano de demissão voluntária para os funcionários da unidade de Santo André (Grande São Paulo).
O objetivo, segundo a empresa, é ajustar a produção da empresa à nova e mais mais enxuta realidade do mercado. A Bridgestone emprega cerca de 3,3 mil funcionários em sua unidade de Santo André, mas informou que não tem estimativa sobre o número de adesões.
O prazo para adesão ao PDV termina na próxima terça-feira (24/03). O programa inclui o pagamento de 25% do salário por ano trabalhado, até o teto de 7,5 salários, além de assistência médica por seis meses.
Negociações
A empresa informou que as negociações continuam. Não está descartada a possibilidade de redução de jornada de trabalho até que se atinja o nível de produção de acordo com a demanda atual.
"Estamos empenhados em encontrar soluções que preservem o maior número possível de empregos e, ao mesmo tempo, assegurem a sustentabilidade da empresa", afirmou Simone Hosaka, diretora de Recursos Humanos da Bridgestone do Brasil.
Afetada pela crise, já havia reduzido a produção nos finais de semana, concedendo férias a grupos de funcionários. Ainda assim, o estoque de pneus continua elevado.
A Bridgestone, com sede em Tóquio (Japão), é a maior fabricante mundial de pneus e detentora da marca Firestone. Emprega 134 mil funcionários no mundo e mantém operações em 26 países. No Brasil, produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André e de Camaçari (BA).