postado em 19/03/2009 18:10
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá lançar ainda em abril um programa de apoio ao setor frigorífico, que vem apresentando fortes dificuldades com a crise internacional, devido a operações financeiras realizadas com derivativos.
O presidente da instituição, Luciano Coutinho, não confirmou ter sido procurado pelo presidente Lula, mas afirmou estar "olhando" o setor. Segundo Coutinho, não há problemas sistêmicos, mas pontuais.
"Estamos atentos ao setor e estamos analisando a pertinência de alguma medida setorial, olhando o lado das nossas linhas de capital de giro", disse. No entanto, ele afirmou não ter nenhum molde fechado ainda.
Perguntado se o banco de fomento poderia apoiar eventual compra da Sadia pela Perdigão, como vem sendo discutido nos últimos dias, o presidente disse não poder comentar sobre nenhum empresa de capital aberto, especificamente.
No entanto, falando genericamente, Coutinho disse que o banco pode ajudar uma empresa comprar outra. "Sempre que uma estruturação empresarial cria valor, resolve problemas, o banco pode apoiar. Mas eu não posso falar especificamente de nenhum caso", disse.
Programa
Ele disse que o possível programa para o setor de frigoríficos no país - que sofreu bastante também com a redução da demanda externa por carnes, o que diminuiu as exportações - não seria um tratamento especial.
"O banco dá um tratamento dentro de normas isonômicas. Não temos tratamentos especiais, senão princípios que orientam a política de apoiar o desenvolvimento de setores e de empresas, mas não tratamentos especiais", disse.
Perguntado se o programa poderia ser anunciado ainda no mês de abril, o presidente brincou, dizendo que "estamos tão pertinho do mês de abril", mas disse que essa possibilidade existe.