Economia

Perdigão registra queda de 83% nos lucros

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postado em 23/03/2009 19:09
A Perdigão informou nesta segunda-feira (23/03) que registrou queda de 83% no lucro líquido em 2008, na comparação com 2007, alcançando R$ 54,4 milhões. O resultado teve impacto cambial nas despesas financeiras. Segundo a empresa, o resultado do ano também foi afetado pela parcela de ágio contabilizada no ano, em conseqüência das aquisições, e pelos efeitos de ajustes e otimização de produção. Desconsiderando a parcela amortizada do ágio, o resultado líquido seria de R$ 155 milhões no ano. O lucro bruto da empresa ficou em R$ 2,8 bilhões, elevação de 47% ante o exercício de 2007. A empresa apontou ainda que o controle de custos, "que abrandou os aumentos expressivos das principais matérias-primas", além da redução de despesas e da melhoria do mix de produtos, garantiu participação de 48,7% dos processados no total das vendas, e foi possível Ebitda de R$ 1,2 bilhão, montante 44,4% maior que no ano anterior. A empresa informou que, mesmo em um ano "desafiante", assumiu a liderança do setor de alimentos no Brasil e registrou um faturamento bruto de R$ 13,2 bilhões em 2008, alta de 69% na comparação com o ano anterior. A Perdigão atribui o resutado ao "bom desempenho nos mercados interno e externo, que registraram aumento de vendas tanto em volumes quanto em receitas, aliado à consolidação dos negócios adquiridos pela companhia". Mercados interno e externo As vendas no mercado externo cresceram 58% em receitas e 34,8% em volumes totais de vendas, com destaque para a atividade de carnes, que representaram 97,3% das exportações. Oriente Médio, Extremo Oriente, Eurásia e Europa foram os principais mercados durante o período. O mercado interno apontou elevação de 76,6% nas receitas brutas. Os volumes comercializados aumentaram em carnes (26,3%), lácteos (305,7%) e outros processados (69,6%). A participação desse mercado no total das vendas líquidas chegou a 56,3%. Em 2008, a Perdigão investiou R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão nas aquisições da Eleva, Plusfood e Cotochés. Os restantes R$ 628,4 milhões foram aplicados em ampliação e modernização de linhas em várias unidades da empresa e novos projetos, entre os quais destacou a construção do Centro de Distribuição do Embu (SP) e da planta de lácteos do complexo agroindustrial de Bom Conselho (PE).

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