postado em 24/03/2009 15:23
A Índia voltou a reduzir nesta terça-feira (24/03) sua previsão de crescimento para o ano fiscal 2008-2009 (que termina no próximo dia 31), para 6,5%, seis décimos a menos que o cálculo divulgado há dois meses.
O vice-presidente da Comissão de Planejamento da Índia, Montek Singh, considerou que uma alta de 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas de um país) indiano seria "um grande lucro" para o ano, segundo a agência de notícias PTI.
"O crescimento deste ano (fiscal) será em torno de 6,5%", admitiu Singh, que acrescentou que o objetivo do governo para o próximo ano financeiro deveria ser "repetir" o resultado.
Ele também destacou que será necessário adotar novas medidas de estímulo econômico para empurrar o crescimento do PIB, e elogiou o governo pela forte queda da inflação, que chegou ao mínimo histórico de 0,44%, na semana que terminou em 7 de março.
"A baixa inflação nos dá muita margem de manobra nos próximos seis meses para usar todos os instrumentos disponíveis e garantir a recuperação do crescimento", afirmou.
O governo indiano já tinha reduzido em duas ocasiões suas perspectivas de crescimento do PIB, que no ano 2007-2008 chegou a 9%, ritmo similar ao de anos anteriores.