postado em 24/03/2009 18:06
A Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão integrante do conselho de governo, aprovou nesta terça-feira a operação de empréstimo de US$ 700 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para a Aerolíneas Argentinas. Os recursos serão utilizados para a compra de aviões da Embraer.
Serão financiadas 20 aeronaves EMB 190, com prazo de 12 anos. O desembolso dos recursos será gradativo por cinco anos, período em que todos os aviões serão entregues.
Na prática, o que a câmara - formada por sete ministros - aprovou foi a concessão de garantia à operação pelo Fundo de Garantia da Exportação (FGE). O fundo tem atualmente um patrimônio de R$ 4 bilhões e a garantia teve que ser aprovada pela câmara por ser uma operação de grande porte.
Além disso, a operação é feita pelo Convênio de Crédito Recíproco (CCR), em que os Bancos Centrais dos dois países dão garantia financeira à operação. Segundo o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento, Comércio e Indústria, Ivan Ramalho, não há nenhuma contrapartida prevista na operação, como a manutenção de emprego por parte da Embraer. "Indiscutivelmente, embora não possamos fixar números, há uma expectativa de que a aprovação de uma operação desse porte possa contribuir para a manutenção de empregos na Embraer e em seu parque fornecedor", completou.