Economia

Diária de hotel recua 12% no mundo, mas aumenta no Rio

;

postado em 25/03/2009 10:57
Boa notícia para o viajante: as diárias de hotéis tiveram queda média mundial de 12% no último trimestre de 2008 ante o mesmo período de 2007 e atingiram o menor nível em quatro anos. No Rio de Janeiro, no entanto, sexta diária média mais cara, houve alta de 12%. Os dados, do site de reservas on-line Hotels.com, divulgados nesta terça-feira (24/03), levaram em conta 68 mil hotéis em 12,5 mil localidades e têm como parâmetro o euro. Para Alexandre Sampaio, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), o aumento do preço médio na capital fluminense ocorreu devido ao redirecionamento do viajante brasileiro para o mercado interno, em resposta à desvalorização do câmbio. "O mercado nacional reagiu muito favoravelmente ao aumento da flutuação cambial. Estivemos ontem [segunda-feira] com o ministro do Turismo [Luiz Eduardo Barreto] e percebemos que houve incremento neste trimestre de quase 17% do movimento de turismo nacional, considerando o primeiro trimestre de 2008." Segundo o indicador Hotel Price Index, a combinação de desaceleração global e euro forte significou que viajantes ao redor dos principais mercados de turismo do mundo puderam gastar substancialmente menos com quartos de hotel. try { var elmid = event.slot.getSlotElementId(); var elmtg = document.getElementById(elmid); elmtg.dataset.adsCallback && (function(str){ eval(str) }).call(this, elmtg.dataset.adsCallback, elmid=elmid, elmtg=elmtg, event=event); } catch(e) { console.warn(e); } }); });
Economia

Diária de hotel recua 12% no mundo, mas aumenta no Rio

;

postado em 25/03/2009 10:57
Boa notícia para o viajante: as diárias de hotéis tiveram queda média mundial de 12% no último trimestre de 2008 ante o mesmo período de 2007 e atingiram o menor nível em quatro anos. No Rio de Janeiro, no entanto, sexta diária média mais cara, houve alta de 12%. Os dados, do site de reservas on-line Hotels.com, divulgados nesta terça-feira (24/03), levaram em conta 68 mil hotéis em 12,5 mil localidades e têm como parâmetro o euro. Para Alexandre Sampaio, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), o aumento do preço médio na capital fluminense ocorreu devido ao redirecionamento do viajante brasileiro para o mercado interno, em resposta à desvalorização do câmbio. "O mercado nacional reagiu muito favoravelmente ao aumento da flutuação cambial. Estivemos ontem [segunda-feira] com o ministro do Turismo [Luiz Eduardo Barreto] e percebemos que houve incremento neste trimestre de quase 17% do movimento de turismo nacional, considerando o primeiro trimestre de 2008." Segundo o indicador Hotel Price Index, a combinação de desaceleração global e euro forte significou que viajantes ao redor dos principais mercados de turismo do mundo puderam gastar substancialmente menos com quartos de hotel. A queda nos preços afetou principalmente os Estados Unidos, onde houve redução média de 12%. Apesar de continuar uma das cidades mais caras do mundo, Nova York viu o preço médio de seus quartos de hotéis cair 16% - em Las Vegas, 30%, uma das maiores quedas. Na América Latina e no Caribe, a redução média foi de 7%. De acordo com a pesquisa, a redução na região reflete o impacto na demanda interna norte-americana e a queda na demanda de europeus, que apertaram orçamentos de viagem. Na Europa, a diminuição foi um pouco menor, 10%. Destino mais caro do mundo, Moscou diminuiu preços em 16%. Segundo o índice, o euro forte fez com que muitas cidades tradicionais no ranking das mais caras saíssem do topo, como Paris, Barcelona e Berlim. Sob influência de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que atraiu viajantes à procura de luxo e hotéis caros, a queda média na Ásia foi discreta: 2%. Mas foi na Índia em que se registraram as maiores quedas para viajantes da zona do euro: Mumbai (38%) e Nova Déli (36%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
!slotdfp['publicidade-anchorads-1'] && (document.getElementById('publicidade-anchorads-1').style.display = 'none'); });