postado em 25/03/2009 15:25
Os Frigoríficos Independência informaram nesta quarta-feira (25/03) o fechamento de mais três unidades e a demissão de 2,8 mil funcionários, além de ajustes em outras plantas para reduzir custos. A empresa, uma das maiores processadoras de carne bovina do Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial no começo do mês.
Ontem o grupo já havia anunciado o fechamento de suas unidades em Senador Canedo (GO) e em Anastácio (MS), e a demissão de mais de 2 mil funcionários.
Hoje, o anúncio é de fechamento da unidade de abate e desossa de Confresa (MT), de charque em Pires do Rio (GO) e de abate e desossa em Nova Andradina (MS).
As operações de curtume de Nova Andradina continuarão suas atividades.
Além disso, a companhia informou que está ajustando as operações de suas unidades em Santana do Parnaíba (SP), Janaúba (MG), Pontes e Lacerda, Juína e Colíder (MT) e Rolim de Moura (RO) para reduzir os custos e aumentar a eficiência.
Estas medidas irão resultar em uma demissão de aproximadamente 2,8 mil funcionários.
A rede informou que os fechamentos e as reduções nestas unidades são parte de um programa de ajuste das operações do Independência à realidade do mercado atual, "que foi severamente impactado pela menor demanda internacional, pelo excesso de oferta de carne, tanto no mercado doméstico como nas exportações, e pela queda nos preços de venda da carne".
Presente em sete estados, o Independência possuía ao todo 12 unidades de abate e três fábricas de charque. A direção do frigorífico diz que pode reabrir unidades fechadas, caso as condições de mercado melhorem.