postado em 27/03/2009 19:49
A General Motors (GM) ampliou o período de licença remunerada de 400 funcionários da planta de São José dos Campos (91 km de São Paulo). Segundo informou a montadora, os profissionais deveriam voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (30/04), o que só deve acontecer em 4 de maio.
Segundo informou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, "esta é a quarta prorrogação do período da licença remunerada concedida a este grupo de funcionários", que está em casa desde o final do ano passado.
Durante a licença remunerada, os trabalhadores continuam recebendo os salários, normalmente, mas sem trabalhar.
"Os trabalhadores estão apreensivos com a situação e temerosos de que essas prorrogações consecutivas do prazo indique algum risco de demissões", informou a entidade sindical.
O sindicato marcou assembleia para a próxima quinta-feira (2 de abril), às 10h, em sua sede em São José dos Campos (Rua Maurício Diamante, 65, Centro), para discutir a situação dos profissionais.
A GM emprega 22 mil profissionais no país. Das três unidades de produção, somente a de São Caetano (região do Grande ABC) ainda tem trabalhadores temporários, que não estão sendo renovados quando do término dos contratos. São José dos Campos e Gravataí (RS) operam com o quadro efetivo.