postado em 27/03/2009 20:27
Os auditores e fiscais tributários do Distrito Federal anunciaram nesta sexta-feira (27/03) a suspensão da operação padrão iniciada no último dia 16 de março, a segunda deste ano - a primeira foi iniciada no dia 3 deste mês.
Os servidores divulgaram um comunicado na página do Sindicato dos Funcionários Integrantes da Carreira de Auditoria Fiscal no DF (Sinafite), em que informam que houve acordo com o governo local. A categoria se comprometeu a alavancar a arrecadação tributária, desde que o GDF melhore a infra-estrutura nos postos fiscais - uma das reivindicações dos grevistas é compra de material de papelaria, higiene e mais segurança nas rodovias em que fazem fiscalização.
De acordo com a assessoria de comunicação do Sinafite, os servidores compreenderam que "não é possível" a concessão de um reajuste salarial agora em função da queda de arrecadação tributária que o DF vem registrando nos últimos meses, além de redução em R$ 520 milhões dos repasses da União para os cofres locais.
Serviço retomado
A assessoria diz ainda que a normalização do serviço teve início nesta sexta-feira mesmo, após o término da assembleia que decidiu pela suspensão da paralisação, às 12h.
O Sinafite destaca, no entanto, que a operação padrão está apenas suspensa e que a continuidade da greve será decidida em assembleia no próximo dia 15 de abril.
Os fiscais têm salário inicial de R$ 8 mil e reivindicavam reajuste de 26%.
Durante a operação padrão dos fiscais a ficalização de carga nas rodovias que circundam o DF ficou mais lenta, e várias registraram congestionamento. Serviços administrativos, como serviços de revisão do IPVA e IPTU também sofreram impactos.