Economia

Supermercados crescem com a força do interior e da classe C em Minas Gerais

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postado em 28/03/2009 16:54
A força do interior e a classe C foram as grandes molas que moveram as redes regionais de supermercados no ano passado. Segundo ranking dos 20 maiores grupos que atuam no país, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), empresas que focaram seus negócios nessas linhas foram as que registraram os melhores índices de crescimento de vendas em 2008. A prova maior do sucesso dessa aposta pôde ser vista na rede mineira Bretas, que assumiu o quinto lugar no país, com faturamento de R$ 1,82 bilhão. Perdeu apenas para as gigantes Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart, com sedes em São Paulo, e para o G.Barbosa, do Sergipe. Com o desempenho, o Bretas, que nasceu em Santa Maria do Itabira, na Região Central do estado, e só conta com lojas no interior mineiro e em Goiás, subiu duas posições no ranking. A rede agora é a número um de Minas. ;Nossa idéia é concentrar força onde já estamos;, explica a gerente de Marketing do Bretas, Lastênia Duarte. Segundo ela, a rede tem 56 lojas de ;bom porte;, divididas entre cidades do interior de Minas e em Goiânia (GO). ;No nosso caso, temos boa aceitação, porque nossas lojas são para todos os públicos, de todas as classes. Também temos uma equipe muito comprometida;, conta. No ano passado, o crescimento do faturamento do Bretas foi de 18,3%. Ultrapassou o registrado pelas três maiores redes do país, que ficaram com índices entre 11% e 16,7%. A segunda maior rede de supermercados de Minas é a composta pelas bandeiras Epa/Mart Plus e Viabrasil. O grupo faturou R$ 1,71 bilhão, em 2008, e apresentou crescimento de 11%, frente ao registrado no ano anterior. Apesar do bom desempenho, perdeu a primeira colocação do ranking mineiro, que ocupou nem 2007. Segundo o diretor de Marketing da rede que tem a Epa como sua marca com maior número de unidades, Roberto Gosende, quando há essa proximidade entre as redes de um mesmo estado é normal ocorrer essas trocas de posições. ;Em um ano eles abrem mais lojas e o quadro se inverte. Temos de cumprimentá-los pelo bom trabalho. É saudável. Mostra que o mercado está ativo e que há oportunidades de crescimento para todos;, afirma. A terceira maior rede de Minas é o Supermercados BH, que concentra seus esforços na Região Metropolitana da capital, mas com foco na classe C. Como previsto por seu sócio, Pedro Lourenço de Oliveira, a rede ultrapassou o faturamento de R$ 1 bilhão. No entanto, perdeu uma posição no ranking nacional e ficou em 16º lugar. A diferença, porém, não preocupa, pois o fato de estar entre os 20 maiores do país é motivo de orgulho e resultado de ;muito esforço, trabalho e dedicação;. A rede já está com 91 unidades. Em quarto lugar no ranking de Minas e 20º no nacional, o Bahamas, de Juiz de Fora, também comemora a posição. O gerente de Marketing, Nelson Júnior, lembra que a empresa é regional e que só tem lojas na Zona da Mata. ;Isso mostra que estamos no caminho certo;, afirma. ", disse Brown.

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