postado em 29/03/2009 22:06
WASHINGTON- O presidente Luiz Inacio Lula da Silva mostrou-se confiante em que a economia do Brasil fechará este ano com cifra de crescimento positiva, depois de registrar "leve recuperação" no primeiro trimestre, em entrevista divulgada neste domingo (29/03) pela CNN.
Ele admitiu, no entanto, que "não será o mesmo crescimento que havíamos previsto, de mais de 5% ao ano".
Há uma semana, o governo do Brasil anunciou ter reduzido de 3,5% a 2% sua expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, depois de fechar 2008 com um incremento de 5,1%, apesar do violento retrocesso de 3,6% no último trimestre.
Lula afirmou que na próxima cúpula do G-20, em Londres, devem ser alcançados acordos concretos sobre como restabelecer o crédito no mundo e a confiança dos consumidores europeus e americanos.
"Temos que enfrentar esse tema com grande responsabilidade", disse.
"Precisamos de decisões políticas novas que dependem em grande medida dos governos dos Estados Unidos e dos países ricos".
Lula recordou que quando se encontrou com o presidente Barack Obama na Casa Branca, no dia 14 de março, disse ao americano que é importante "ler o que aconteceu na crise no Japão dos anos noventas", já que o governo do país asiático "não tomou ações fortes com respeito a seus bancos".
"Se os Estados Unidos não regulam seus bancos, por quanto tempo podem seguir jogando dinheiro nos bancos?", perguntou-se Lula na entrevista .