postado em 02/04/2009 15:48
O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia contraiu 7% no primeiro trimestre de 2009, colocando fim a um ciclo de oito anos de crescimento baseado no petróleo, anunciou o governo nesta quinta-feira (2/04). "Esse resultado é pior que o esperado", disse o vice-ministro da Economia russo, Andrei Klepach.
A desaceleração é resultado direto da queda do preço do petróleo, o principal produto de exportação russo, e da fraca demanda por metais. Além disso, o rublo perdeu um terço de seu valor frente ao dólar desde a metade do ano passado.
Klepach afirmou que o governo espera revisar suas previsões de crescimento para este ano, que o Ministério da Economia situou em 2,2%. O Banco Mundial estima que a economia russa termine 2009 com uma contração de 4,5%, enquanto a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) prevê um recuo de 5,6% em sua economia.
"Tudo dependerá do efeito das medidas contra a crise", disse o ministro. Klepach afirmou que os deputados discutem um pacote de medidas anticrise para estimular a economia, mas não detalhou que tipos de ações podem ser tomadas.
O vice-primeiro-ministro russo, Igor Shuvalov, ressaltou a necessidade de o país adotar um novo modelo econômico.