postado em 03/04/2009 16:53
O preço do petróleo fechou em leve baixa nesta sexta-feira, influenciado pela divulgação dos dados de desemprego nos Estados Unidos --que chegou ao maior patamar em 25 anos.
Na Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York, na sigla em inglês), o barril de petróleo bruto tipo WTI para entrega em maio ficou em US$ 52,51, com recuo de 0,25%.
A economia dos EUA perdeu 663 mil postos de trabalho em março, enquanto a taxa de desemprego subiu para 8,5%, maior desde novembro de 1983, quando estava no mesmo patamar. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento do Trabalho.
No mês passado, o número de pessoas desempregadas no país atingiu 13,2 milhões. Nos últimos 12 meses, o número de desempregados cresceu em cerca de 5,3 milhões e a taxa de desemprego cresceu em 3,4 pontos percentuais.
Segundo os analistas do setor, o aumento do desemprego nos EUA reflete diretamente na demanda global de petróleo, uma vez que os americanos são os maiores consumidores mundiais da commodity.
"Nós estamos nadando em petróleo porque a produção está grande e a demanda está fraca. E isso vai continuar assim no curto prazo", disse o analista Stephen Schork para a agência de notícias Associated Press.