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Confira trailer e análise do jogo Halo Wars

A série apresenta um título que aposta no estilo de estratégia em tempo real para os consoles domésticos

postado em 07/04/2009 07:00
CONFRONTO PLANEJADO
O que vem à sua cabeça quando se fala de um jogo de estratégia baseado em uma guerra entre seres humanos e alienígenas pela sobrevivência da terra? Se você pensa que se trata da resenha de Starcraft, um dos clássicos do gênero que tem como pano de fundo uma luta intergalática, está enganado. O game testado é Halo Wars, produzido pela Ensemble, exclusivamente para o Xbox 360. Batalhões de soldados do UNSC (Conselho de Segurança da ONU) e as tropas extraterrestres dos Covenant se enfrentam em um jogo de RTS (Real-Time Strategy), que aposta em controles simples para se adequar aos videogames. [VIDEO1]A trama de Halo Wars se passa em 2025, cerca 20 anos antes de começar as aventuras de Master Chief em Halo: Combat Envolved, e traz explicações sobre como a batalha entre os UNSC e os Covenant começou. No título, o usuário comanda exércitos de seres humanos da Spirit of Fire, uma nave-colônia transformada em base militar. O player fica na pele do Sargento Forge, que é o líder das 15 missões presentes no modo campanha. O grande acerto de Halo Wars é na adaptação do gênero de estratégia dos PCs para os videogames. A Ensemble, mesma produtora do clássico Age of Empires, optou por simplificar os controles e outros aspectos característicos destes tipo de jogo, como a administração de recursos, organização de tropas e ocupação territorial. [VIDEO2]O sistema de comandos é simples e intuitivo. Basta posicionar o cursor sobre o personagem e apertar o botão A para selecioná-lo. Escolhida a tropa, é hora de deslocá-la com o B ou ordenar um ataque com o X. O Y é utilizado para ativar os habilidades especiais, como lançar granadas e mísseis, exclusivos de veículos e batalhões. Os botões de cima do controle do Xbox 360 (RB e LB) são utilizados para selecionar as unidades de duas maneiras. Com o da esquerda, o jogador consegue controlar todas as tropas visíveis na tela, enquanto o da direita marca todos os batalhões. O recurso é um pouco confuso à primeira vista, mas depois de pegar o jeito vira um belo aliado. Um dos poucos escorregões de Halo Wars é na organização dos guerreiros, não é possível dividi-los em grupos específicos, acionando atalhos ; função que ajudava muito nos games de estratégia para PC. A simplificação está presente em todos os momentos do jogo. Em Halo Wars não é necessário se preocupar em procurar recursos: eles chegam de avião independentemente da localização da base. Só se pode construir em até no máximo 7 locais por base. Apesar de ser um pouco frustrante, essa característica obriga os jogadores a serem mais agressivos, o que torna as missões mais rápidas e objetivas. A Ensemble acertou a mão na escolha dos soldados, veículos e aviões que compõem o jogo. Os carros de guerra Warthogs e os tanques Scorpions fazem com que o jogador, ao bater o olho nas fases, saiba que se trata de um game da série Halo. Assim, como os Spartans que imediatamente fazem o usuário se lembrar do Master Chief. Esses personagens são verdadeiras unidades de guerra que operam armas mais potentes, como canhões de luz e metralhadoras automáticas.

Cenário futurista
O visual do jogo é parecido com Starcraft. A semelhança fica gritante nos soldados que podem ser treinados: os marines e os lançadores de chamas, igual ao game da Blizzard. Os gráficos de Halo Wars têm tropas e veículos desenhados com precisão e os cenários, assim como em Halo, são marcados pela beleza natural (montanhas, rios e árvores) e passam a noção de profundidade sem perder a definição. As estruturas e unidades dos Covenant impressionam nos detalhes das construções, como o escudo de proteção, da missão seis, que é formado por vários hexágonos, que se abrem para a passagem de naves ou quando atingido por mísseis. Os vídeos entre as fases são outro ponto alto do game. As cenas que mostram o desenrolar da história estão com qualidade de DVD e os personagens parecem realmente atores humanos. O jogo de luz assemelha-se aos dos melhores filmes de ação. As explosões, que geralmente são o calcanhar de Aquiles dos jogos de guerra, estão naturais, sem apresentar pontos quadriculadas ou deformados. Mesmo sendo todo em inglês, a dublagem não deixa a desejar, com movimentos labiais adequados ao som. A trilha sonora tem as músicas características da série e se adequa de acordo com a fase. As missões possuem muitos diálogos e, para a sorte do usuário, estão muito claros e fáceis de serem ouvidos ; o que facilita muito a vida do player. No modo multiplayer é permitido jogar com os Covenant. Apesar de interessante, o player precisa de um tempo para se acostumar com as estruturas e unidades dos alienígenas. São 14 mapas disponibilizados para duelos de até seis jogadores. Na Xbox Live, é possível brincar no modo campanha em companhia de um amigo e participar de jogos customizados.
Entenda o mundo Halo [VIDEO3]
Halo: é um enorme local em forma de anel, que fica em um campo gravitacional entre um planeta e sua lua, alterando sua rotação. Master Chief: personagem principal que é um supersoldado com armadura capaz de aumentar o poder de ataque. Covenant: é uma organização alienígena religiosa e militar, principal inimigo das tropas humanas. Flood: alienígenas parasitas, que fazem um papel secundário em toda a triologia e em Halo Wars. Dicas
  • Na primeira missão, preste atenção na entrada da base. Lá tem uma Black Boxes dando sopa.
  • Na missão seis, use o direcional digital para acessar o modo transporte e levar as unidades para o 3º ponto de tiro.
  • Caso um dos heróis morra, basta passar com a tropa ao lado deles para ressucitá-los.
  • Para conseguir a Emperor Skull (que diminui pela metade o tempo de recarga de energia), na última missão, é necessário matar três Scarabs.

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