postado em 07/04/2009 10:22
A Rodada Doha de liberalização do comércio mundial pode chegar a uma conclusão dentro de oito meses, disse nesta terça-feira (7/04) o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.
Segundo ele, um acordo sobre as chamadas "modalidades" (as tarifas sobre produtos agrícolas e produtos industrializados), que seriam uma prévia para um acordo mais amplo, pode ser alcançado antes do fim deste ano.
"Não vou fixar um prazo final, mas pode chegar o mais cedo possível", disse Lamy. "Vou reunir os ministros quando sentir que a disposição para um compromisso está presente." O diretor da organização disse que dará aos Estados Unidos tempo para indicarem sua posição e à Índia para que passe seu período de eleições, neste mês e em maio, antes de reunir os ministros novamente.
Na semana passada, o G20 (grupo que reúne representantes de países ricos e dos principais emergentes) decidiu garantir ao menos US$ 250 bilhões nos próximos dois anos para financiar as trocas comerciais mundiais.
O diretor da OMC destacou que a retração na oferta mundial de crédito afetou duramente o comércio, com a estagnação do financiamento de curto prazo e da demanda global. "O fluxo comercial foi atingido pela crise. Nossa previsão é de uma queda de 10% em volume no mundo todo após cinco anos nos quais o comércio mundial cresceu 25%." "Essa queda é um desdobramento da contração nas economias [de cada país], é inevitável", acrescentou.