postado em 09/04/2009 08:32
Os mercados asiáticos ficaram otimistas com a recuperação de Wall Street e apresentaram fortes altas nesta quinta-feira (9/04), véspera do feriado da Páscoa em algumas bolsas da região. Nas Filipinas e na Indonésia, o mercado esteve fechado por ser feriado.
Os fortes ganhos nos mercados regionais, em particular Japão e Austrália, também alavancaram a Bolsa de Hong Kong. Com redução no volume de negociações, o índice Hang Seng subiu 426,55 pontos, ou 3%, e encerrou aos 14.901,41 pontos - na semana, o índice acumula alta de 2,4%.
A presença de investidores em busca de ofertas de ocasião em papéis do setor financeiro e de serviços estimulou um rali no final do pregão. A demanda também foi favorecida pelos ganhos em HK. Estes movimentos fizeram as Bolsas da China fechar em alta. Com redução no volume de negociações, o índice Xangai Composto subiu 1,4% e encerrou aos 2.379,88 pontos. Já o Shenzhen Composto ganhou 1,6% e terminou aos 793,13 pontos.
O yuan encerrou em ligeira baixa ante o dólar, mas o desconto nos contratos de dólar futuro alargou, uma vez que as companhias tiraram vantagem do que muitos viram como um bem agudo aperto quarta-feira. Com taxa de paridade central dólar-yuan fixada fora da banda de 6,8300 a 6,8400 yuans apenas uma vez desde meados de dezembro, dealers disseram que esperam que a divisa chinesa permaneça estável para o futuro próximo. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8347 yuans, estável ante o fechamento de quarta-feira, que foi de 6,8359 yuans.
A Bolsa de Taipé, em Taiwan, atingiu a maior alta em mais de seis meses, beneficiada pela forte demanda por ações de empresas eletrônicas, com perspectiva de melhores resultados no segundo trimestre, e os fortes ganhos nos mercados regionais. O índice Taiwan Weighted subiu 4,1% e terminou aos 5.667,80 pontos, o maior fechamento desde 3 de outubro.
Após a queda da véspera, o mercado sul-coreano retomou a trajetória ascendente de alta e recuperou as perdas. No fim do pregão, o índice Kospi da Bolsa de Seul teve alta de 4,3% e fechou aos 1.316,35 pontos.
O mercado australiano começou o dia pessimista com a divulgação de dados locais sobre desemprego, mas conseguiu recuperar o fôlego e, no final do pregão, o índice S/ASX 200 da Bolsa de Sydney subiu 1,44% e fechou aos 3.671,60 pontos.
A Bolsa de Cingapura seguiu a pista de Wall Street e encerrou em alta, após ter caído nas duas últimas sessões. De acordo com analistas, o fato de que a última correção do mercado foi leve e curta significa que a tendência de alta deve ocorrer em um futuro próximo. O índice Straits Times subiu 2,5% e fechou aos 1.828,51 pontos.
Na Tailândia, o índice SET da Bolsa de Bangcoc subiu 0,1% e fechou aos 444,07 pontos. Compras de units da PTT na expectativa de negociação de fusão & aquisição e os avanços nos mercados regionais levaram o mercado à alta acima dos 450 pontos, mas os ganhos foram limitados à tarde por conta das incertezas políticas.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 1,1% e fechou aos 917,89 pontos, devido aos ganhos nos demais mercados regionais, despertados por inesperadas notícias econômicas positivas vindas do Japão e pelas altas em Wall Street que ajudaram a elevar o sentimento.