postado em 13/04/2009 13:52
A Argentina analisa medidas para avançar na eliminação do dólar como moeda de intercâmbio comercial com países da América Latina, a exemplo do esquema adotado com o Brasil, disse nesta segunda-feira (13/04) Arnaldo Bocco, diretor do Banco Central (BCRA).
Bocco disse que a decisão de eliminar a moeda norte-americana para as transações comerciais na região "é parte de uma série de medidas que vinham sendo tomadas (pelo BCRA) para dar tanto liquidez como previsibilidade aos mercados cambial e financeiro".
"Esta não é a única medida que o Banco Central vai tomar. Seguramente, nesta semana tomaremos outras neste sentido", disse à rádio El Mundo o diretor da entidade presidida por Martín Redrado.
A possibilidade de abandonar o dólar como moeda de intercâmbio comercial e utilizar valores locais será analisada em breve, havia dito dias atrás Roberto Feletti, vice-presidente do estatal Banco Nación Argentina (BNA), maior instituição financeira do país.
Argentina e Brasil, principais sócios do Mercosul, instituíram em outubro do ano passado um esquema que permite realizar o comércio bilateral com as respectivas moedas nacionais, dispensando o dólar.
Segundo Feletti, o tema será abordado por países da região no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), no final de maio ou no início de junho.
Considerou que trata-se de uma decisão derivada das decisões adotadas na recente cúpula do G-20 em Londres.
"A questão não foi conversada oficialmente em Londres, mas é planejada para daqui a três ou cinco anos, porque a emissão de dólares não é infinita", indicou.