postado em 13/04/2009 15:10
O diretor financeiro e de relações com investidores da Vale, Fábio Barbosa, disse nesta segunda-feira (13/04) que a mineradora estuda com bancos a implementação de uma linha de financiamento especial para seus fornecedores. Barbosa negou que esteja definido que o Bradesco será a instituição responsável por disponibilizar o crédito para as empresas que trabalham junto à Vale.
"Estamos discutindo alternativas para lidar com a situação de alguns fornecedores. Estamos discutindo os aspectos, nada está fechado. A instituição não está definida", afirmou o executivo, depois de participar do seminário"Cenários da Economia Brasileira e Mundial", promovido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio.
Linha especial
Barbosa ressaltou que a Vale já mantém uma linha de crédito especial para os fornecedores, de R$ 50 milhões, no Banco do Brasil. Ele explicou que as novas "circunstâncias" do mercado, após o agravamento da crise econômica, fizeram com que a mineradora passasse a estudar mais alternativas.
Sobre a situação do mercado consumidor de minério de ferro, principal produto fabricado pela Vale, Barbosa destacou que já foi identificado um sinal de reversão do ritmo decrescente observado após setembro, principalmente por parte da China. Ele ressaltou que esse sinal ainda não é visível na esfera global.
"Houve um forte ajuste da demanda, mas há um início de estabilização da produção, ainda que em nível mais baixo", comentou.
Fábio Barbosa disse ainda que reconhece a importância das economias de países emergentes no novo cenário global, mas que a retomada de forma mais significativa da atividade vai depender muito da recuperação da economia americana.
"O fato é que a velocidade de recuperação vai depender fundamentalmente da economia americana", concluiu.