Economia

Brasiliense correu para comprar carro em março, esperando fim do IPI menor

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postado em 13/04/2009 17:29
Acreditando que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) terminaria no final de março - como anunciou inicialmente o governo federal, que acabou prorrogando o benefício para até o fim de junho deste ano - o consumidor brasiliense correu às concessionárias de veículos no mês passado, a fim de garantir o carro zero a preços mais em conta, o que fez alavancou as vendas registradas no período: foram 10.439 contra 7.973 com relação a fevereiro de 2009, uma alta de 30,93%. Com relação ao terceiro mês de 2008, quando 8.118 unidades foram emplacadas, o crescimento foi de 28,59%. O total de vendas no primeiro trimestre deste ano também registrou alta relacionada à redução do IPI pelo governo, com 26.804 veículos comercializados contra 22.924 na mesma época do ano passado - 16,9% mais carros vendidos, portanto. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13/04) pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (Sincodiv-DF) e dizem respeito a automóveis, caminhonetes, ônibus, microônibus e caminhões. Para Ricardo Lima, diretor do Sincodiv-DF, para os próximos meses as vendas de veículos no DF devem manter-se em alta com a prorrogação do IPI menor até junho, embora o nível atingido em março tenha sido recorde. "Com o fim do imposto mais baixo, o consumidor achou que não haveria a chance de encontrar veículos a preços melhores. Por isso a procura foi grande. Apenas no final de março, o governo anunciou que prorrogaria o benefício;, justifica. Lima diz ainda que, mesmo com a previsão de que o benefício para o setor automotivo expire em definitivo no próximo dia 31 de junho, a expectativa dos empresários é que haja crescimento nas vendas com relação a 2008, com o auxílio do benefício tributário. Ranking Dentre as oito marcas que mais venderam no DF em março de 2009, a Volkswagen lidera o ranking, com 2.850 unidades comercializadas, contra 2.043, em fevereiro, o que significa um acréscimo de 39,5%. A Fiat vem logo em seguida. Foram 2.700 veículos emplacados, contra 2.069 no mês anterior, o que rendeu à montadora italiana um crescimento de 30,5%. A General Motors (GM) comercializou 1.750 unidades. O resultado alcançado rendeu a essa marca uma alta nas vendas de 28,7%, em relação a fevereiro, quando 1.360 carros foram vendidos. Com 812 unidades, a Ford conquistou a quarta colocação em março, com um crescimento de 17,1%. No mês anterior, a montadora somou 693 veículos emplacados no DF. A Renault também se saiu muito bem no período. Foram 360 carros, contra 287, ou seja, um aumento de 25,4%. A Toyota ficou em sexto lugar, com 346 veículos comercializados, contra 172 em fevereiro. O incremento nas vendas foi de 101,16%. A Peugeot e a Citroën finalizam o ranking, com 291 e 254 carros vendidos, respectivamente. A primeira registrou um crescimento de 19,26% e a segunda, de 45,14%.

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