postado em 13/04/2009 17:43
O preço do petróleo fechou em baixa nesta segunda-feira (13/04) no mercado americano, puxado para baixo pela previsão de redução na demanda mundial da commodity feita pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).
Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), o barril de petróleo leve tipo WTI para entrega em maio fechou a US$ 50,05, com recuo de 4,19% sobre o preço de quinta-feira passada.
A IEA --a agência de políticas de energia dos países integrantes da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico)-- disse na sexta-feira que a demanda global por petróleo neste ano cairá em 2,4 milhões de barris diários, para 83,4 milhões de barris diários --ou 2,8% a menos que em 2008.
"Em outras palavras, a IEA reduziu sua estimativa ao equivalente à produção do Iraque", disse o analista Stephen Schork.
Atingido por essa notícia e pelo mau humor no mercado acionário americano, o preço da commodity iniciou o dia em forte queda --chegou a recuar até US$ 48,84 o barril após as primeiras horas de negociação-- mas se recuperou parcialmente conforme Wall Street melhorava seus índices.