Economia

Mercado publicitário mundial pode sofrer queda importante em 2009

;

postado em 14/04/2009 09:34
PARIS - O mercado publicitário mundial, afetado pela crise crise econômica, deve sofrer uma redução de 7% em 2009, antes de se recuperar levemente em 2010, segundo as previsões da agência ZenithOptimedia publicadas nesta terça-feira (14/04). A agência do grupo Publicis, que em dezembro apostava em uma baixa de 0,2%, corrigiu os números e prevê agora uma queda de 6,9%. "Atualmente estamos em meio de um período de séria contração dos gastos publicitários. A queda teve início no terceiro trimestre de 2008 e se acelerou no quarto, e continuou no primeiro trimestre de 2009", explica a ZenithOptimedia em um comunicado. "Agora que iniciamos o segundo trimestre, a visibilidade a longo prazo é reduzida, a maioria dos anunciantes espera até o último momento para confirmar seus investimentos", acrescentou. A agência, que acredita que os anunciantes precisam de um tempo para voltar a ter confiança, prevê um crescimento de 1,5% do mercado mundial em 2010 e de 4,5% em 2011, mas revisará estas previsões em função da evolução da situação econômica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação