postado em 14/04/2009 18:39
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (14/04) que 50% da crise no Brasil é reflexo de pânico e não condiz com a realidade. Segundo o presidente, o país vive momento de "estabilidade e credibilidade política", mas que o pessimismo disseminado atrapalha a economia.
As declarações foram feitas durante visita de Lula à unidade de produção de papéis para embalagem da Klabin, no Paraná, que completa 110 anos.
"(...) Precisamos todo santo dia fazer quase que uma procissão de fé em reafirmar as convicções no país. (...) Se a gente não fizer assim, vai se deixar abater pela primeira notícia negativa que ler", afirmou Lula. "Às vezes eu chego a pensar que 50% do resultado da crise é um pouco de pânico que tomou conta da sociedade. Quando conversei com [Barack] Obama [presidente dos Estados Unidos] eu dizia que se não houver movimento mundial para convencer o consumidor a acreditar no poder de consumo, comprar o que precisa, a economia para", afirmou Lula.
Ao afirmar que o Brasil está melhor do que outros países na crise, Lula disse que "vivemos um momento de estabilidade e credibilidade política". "Não há venda barata de otimismo", afirmou.