postado em 16/04/2009 11:33
O volume de exportações de carne de frango atingiram 307 mil toneladas no mês de março, com crescimento de 16,5% sobre fevereiro, informou nesta quinta-feira (16/04) a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef). Na mesma comparação, a receita com as exportações teve um crescimento menor, de 13%, atingindo US$ 422 milhões.
Já na comparação com março de 2008, o volume dos embarques teve retração de 2%, enquanto que a de receita recuou 24%.
No acumulado do primeiro trimestre, o volume de exportações atingiu 845 mil toneladas, com recuo de 4% sobre o mesmo período do ano passado. As receitas, por sua vez, ficaram em US$ 1,2 bilhão, com queda de 22%.
"Os números representam um alento para o setor, que a partir de outubro foi atingido pelos efeitos da crise financeira internacional. Mas produtores e exportadores ainda devem manter uma postura de cautela diante da conjuntura, evitando um excesso de produção", informou a Abef, voltando a pedir a efetivação da inclusão da carne de frango no drawback integrado --mecanismo que dá isenção de impostos para insumos adquiridos no mercado interno para transformar em produtos destinados à exportação.
Entre os principais mercados do frango brasileiro, os únicos que apresentaram crescimento no volume comprado no primeiro trimestre foram a África, com avanço de 11%, e o Oriente Médio -o principal mercado em termos absolutos, com 290 mil toneladas exportadas -, com alta de 3%.
O mercado com maior queda foi a Rússia, para onde o volume embarcado recuou 31%, seguida por América do Sul (-11,5%), Ásia (-11%) e União Europeia (-7%).