postado em 16/04/2009 14:38
O grupo francês Carrefour, segunda maior rede de varejo do mundo, divulgou nesta quinta-feira (16/04) uma queda de 2,8% nas vendas trimestrais, a primeira em seis anos frente à fraca demanda e movimentos cambiais.
A empresa, que emprega cerca de 495 mil pessoas em mais de 15 mil lojas em 33 países, registrou lucros de US$ 29,9 bilhões, contra os ganhos de US$ 30 bilhões no mesmo período de 2008.
Os diretores da empresa afirmaram em uma conferência nesta quinta-feira, em Paris, que o segundo trimestre não deve ter grandes melhoras no comércio. "As condições do mercado continuam difíceis e ficarão assim por algum tempo", afirmou o diretor de finanças, Eric Reiss.
As vendas na França, que responde por quase a metade do comércio mundial do Carrefour, recuaram 5,1% no trimestre. Na Espanha, segundo maior mercado da rede, caíram 5,6%, enquanto na China, a queda foi de 6,4%.
A empresa afirmou que a retração nas vendas se devem, em grande parte, à fuga dos consumidores das grandes redes em busca de produtos mais baratos. Para o grupo, franceses e espanhóis têm buscado alimentos mais baratos, além de adiar compras de eletrônicos e outros equipamentos domésticos.
Apesar disso, o presidente do Carrefour, Lars Olofsson, afirmou que não vai promover um corte nos preços dos produtos no curto prazo para manter o crescimento do grupo.
O mercado latino-americano - entre os quais o brasileiro - as vendas tiveram crescimento de 5,1% entre janeiro e março.