postado em 16/04/2009 15:59
O pedido de concordata do grupo proprietário de shoppings centers General Growth Properties, o segundo maior do setor nos Estados Unidos, é uma das 20 maiores registradas nos EUA desde 1980, segundo o BrankruptcyData.
A imobiliária, que possui mais de 200 shoppings nos EUA, pediu nesta quinta-feira (16/04) proteção sob o "Chapter 11", o capítulo da legislação americana que regulamenta as falências e concordatas. Pela lei, a empresa reconheceu que não pode quitar suas dívidas e deve ter um prazo para reorganizar suas contas e atender seus credores. Ao Tribunal Federal de Falências de Nova York, a General Growth declarou que tem dívidas de US$ 27,3 bilhões (R$ 59,59 bilhões).
Segundo o BrankruptcyData, serviço que registra os pedidos de proteção ao capítulo 11 de mais de 400 mil empresas, lista a General Growth Properties como a 17¦ maior concordata dos EUA desde 1980 na lista que considera a importância dos ativos das companhias.
Algumas das empresas da lista conseguiram se recuperar e deixar a administração judicial (PG, Calpine, UAL, Delta, entre outras), enquanto algumas delas encontraram compradores para todas ou parte de suas atividades (Lehman Brothers, Washington Mutual e Texaco). Entre os integrantes da lista, empresas como Refco e Enron acabaram liquidadas após fraudes em massa.