postado em 16/04/2009 19:18
A companhia aérea norte-americana Delta Airlines disponibilizará voos diretos para entre Brasília e Atlanta, nos Estados Unidos, a partir de dezembro deste ano. A rota deve ser inaugurada no dia 17 do último mês de 2009, com uma aeronave partindo da cidade nos EUA e aterrisando no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, na capital federal. No dia 18, um voo parte do Aeroporto JK com destino a Atlanta e então o percurso começa a ser feito diariamente. Atlanta é cidade onde a Delta mantém a sede de suas operações.
A rota ainda depende de aprovação e homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Caso o Brasil dê sinal positivo para o percurso, serão os primeiros voos disponíveis entre o Distrito Federal e os EUA - hoje, para voar para a América do Norte, os brasilienses têm que embarcar para São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 2007, o governo local chegou a manter diálogos com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e com a companhia aérea brasileira TAM na tentativa de ter em Brasília voos semanais para Nova York, com a participação ativa do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Paulo Octávio. As conversações, no entanto, acabaram não indo adiante.
O único voo direto para o exterior partindo de Brasília atualmente é o da companhia TAP para Lisboa, Portugal. Há ainda a possibilidade de embarcar do DF para as cidades argentinas de Buenos Aires e Rosário pela TAM, mas com escala em Porto Alegre.
A reportagem entrou em contato com a Anac, mas, até o fechamento desta matéria a agência não forneceu informações sobre o andamento do processo de aprovação do novo percurso.
Boeing 757
Segundo informações da Delta Airlines, aeronaves Boeing 757 200ER com 158 assentos na classe econômica e 16 na primeira classe estão designadas para fazer a rota Atlanta-Brasília-Atlanta. Os voos partiriam dos EUA para o DF às segundas, quintas e sábados, às 9h20, e de Brasília para Atlanta às terças, sextas e domingos às 11h45.
Capital do estado americano da Geórgia, Atlanta está entre as cidades sulistas dos EUA que passaram por um boom de desenvolvimento e crescimento populacional nas últimas décadas e perdem gradativamente a característica de centros regionais - Houston, Dallas e Miami são outros exemplos. Uma conexão direta entre a capital federal e a metrópole representa não apenas fluxo de turistas: abre possibilidade para o estabelecimento de relações econômicas.
São Paulo
A Delta Airlines, que voa para seis destinos no Brasil, anunciou também voos São Paulo-Los Angeles-São Paulo a partir de 21 de maio deste ano. A rota já foi aprovada pela Anac.