postado em 17/04/2009 08:26
A maioria dos mercados asiáticos novamente não seguiu os bons resultados de Wall Street e das notícias vindas dos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (17/04), as Bolsas da região fecharam no vermelho. A realização de lucros foi o principal fator.
A queda na cotação das ações relacionadas à China conteve a alta nos papéis do setor imobiliário. Isso levou a Bolsa de Hong Kong a fechar com moderados ganhos. O índice Hang Seng subiu 18,28 pontos, ou 0,1%, e encerrou aos 15.601,27 pontos - na semana, o índice teve valorização de 7,1%.
As expectativas de que Pequim não irá anunciar medidas adicionais de estímulo econômico no curto prazo estimularam a realização de lucros em ações cíclicas. Por conta desse movimento, as Bolsas da China tiveram queda pelo segundo pregão seguido. O índice Xangai Composto caiu 1,2% e encerrou aos 2.503,94 pontos - no ano, contudo, o índice acumula alta de 37,5%. Já o Shenzhen Composto perdeu 1,6% e terminou aos 845,80 pontos.
As esperanças de recuperação da economia chinesa, após a divulgação do PIB do primeiro trimestre, ajudaram o yuan a se valorizar ligeiramente em relação ao dólar durante boa parte do pregão, antes de fechar estável. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8326 yuans, mesma cotação do fechamento.
Uma pesada realização de lucros, após os recentes fortes ralis, levou a Bolsa de Taipé, em Taiwan, a fechar em expressiva queda. Com pesado volume de negociações, o índice Taiwan Weighted despencou 4% e terminou aos 5.755,38 pontos, o pior fechamento desde 9 de abril.
O mercado sul-coreano chegou a subir no início do pregão, animado com os resultados melhores do que o esperado do JPMorgan no primeiro trimestre. Mas perdeu fôlego no decorrer do período e acabou fechando em queda, tomado pela cautela ante a divulgação dos resultados do Citigroup. No fim da sessão, o índice Kospi da Bolsa de Seul caiu 0,6%, fechando aos 1.329 pontos.
Nas Filipinas, o dia foi de alta, com o otimismo renovado com os ganhos das bolsas americanas. O índice PSE da Bolsa de Manila fechou em alta de 1,4%, aos 2.095,75 pontos.
O mercado australiano fechou estável, em um dia de realização de lucros. O índice S/ASX 200 da Bolsa de Sydney avançou apenas 0,03% e fechou aos 3.776.70 pontos.
A Bolsa de Cingapura encerrou em alta, mas perdeu muito de seus ganhos da parte da manhã devido à ausência de fortes indicações antes da divulgação dos resultados do primeiro trimestre do Citigroup. O índice Straits Times Index subiu 0,3% e fechou aos 1.896,56 pontos.
No mercado indonésio, o índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 0,6% e fechou aos 1.634,79 pontos. "Compras de estrangeiros de blue chips de bancos mantiveram o índice no terreno positivo a despeito das realizações de lucros por fundos institucionais locais", disse o administrador de um fundo.
Na Tailândia, o índice SET da Bolsa de Bangcoc avançou 0,9% e fechou aos 456,80 pontos. Especulações sobre baixas em papéis de refinarias, atores petroquímicos e mineradoras de carvão levaram o índice a fechar no azul.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, ganhou 0,4% e fechou aos 965,17 pontos apesar de realizações de lucro em diversos setores. Investidores varejistas e de curto prazo abriram posições à véspera do fim de semana. "Houve alguns ganhos rotacionais de linhas baixas regressando para as blue chips e alguns pesos pesados. Isso ajudou a manter o índice no território positivo", disse um dealer.