postado em 20/04/2009 15:04
A fabricante de bebidas Pepsico registrou lucro de US$ 1,135 bilhão (US$ 0,72 por ação) no primeiro trimestre de 2009, um valor 1,1% menor do que o obtido no mesmo período de 2008. Mesmo com a queda nos ganhos, a empresa ofereceu US$ 6 bilhões para comprar duas engarrafadoras do grupo nos Estados Unidos.
Na divulgação dos resultados, a empresa informou que o faturamento caiu 0,8% entre janeiro e março deste ano, para US$ 8,263 bilhões, na comparação com os três primeiros meses do ano passado.
A empresa anunciou que pretende unificar as colaboradoras Pepsi Bottling Group e PepsiAmericas para cortar custos em sua cadeia produtiva e ter maior controle sobre a distribuição de seus produtos. "Estrategicamente, isso representa uma mudança enorme para a Pepsico e para a indústria de bebidas", afirmaram analistas consultados pela Reuters. Os negócios de estocagem e distribuição podem dar à companhia controle direto sobre mais de 80% do volume de distribuição de bebidas na América do Norte, afirmou John Sicher, editor da publicação do setor Beverage Digest.
A negociação pode ser um passo bastante competitivo em vantagem sobre a rival Coca-Cola. "A questão é sobre velocidade, agilidade e controle", disse.
Nesta segunda-feira, a Pepsico ofereceu US$ 14,75 por ação e mais participação de 0,283 para a Pepsico, e US$ 11,64 e 0,223 de participação à PepsiAmericas. Atualmente, a empresa já é dona de 33% da Pepsi Bottling e de 43% da PepsiAmericas.
Para o diretor financeiro da Pepsico, Richard Goodman, a oferta feita às engarrafadoras é "interessante". Entretanto, ele não informou se aumentará a oferta caso as empresas recusem a proposta.