postado em 20/04/2009 21:33
Os governos de Brasil e Peru firmarão no próximo dia 28 de abril um convênio de integração energética, que vai exigir investimentos de mais de US$ 4 bilhões, anunciou nesta segunda-feira (20/04) o chanceler peruano, José García Belaunde.
"Este convênio tem como objetivo o desenvolvimento hidrelétrico, e é o Brasil que vai financiar o projeto, mas será o setor privado que responderá por mais de 4 bilhões de dólares na construção de seis usinas", disse Balaunde em entrevista coletiva.
O acordo será firmado durante a reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente peruano, Alan García, no dia 28 de abril, no Acre, quando haverá um encontro de empresários dos dois países.
Belaúnde revelou ainda que a agenda de Lula e García "será fundamentalmente a integração energética e a infra-estrutura física, assim como o desenvolvimento de negócios de integração na fronteira entre Brasil e Peru".
Os presidentes inaugurarão a primeira linha de ônibus entre Madre de Dios, no Peru, e o Acre.
A visita de García ao Acre ocorre sete meses após o encontro do líder peruano com Lula em São Paulo, por ocasião da Expo-Peru.