postado em 21/04/2009 15:43
As principais bolsas europeias encerram uma terça-feira (21/04) volátil praticamente estáveis, uma vez que os ganhos nas ações de varejistas de alimentos, como a gigante de supermercados britânica Tesco, compensaram novas perdas no setor bancário. O mercado europeu também acompanhou o comportamento das Bolsas de Nova York, que sobem apesar de resultados ou estimativas de vendas menores das blue chips Dupont, Merck e Caterpillar.
A Bolsa de Londres terminou o pregão com leve baixa de 0,1%, aos 3.987,46 pontos. A Bolsa de Paris ganhou 0,2%, fechando aos 2.973,94 pontos. A Bolsa de Frankfurt teve leve alta de 0,3%, aos 4.501,63 pontos.
As ações da Tesco avançaram 4,9%, depois que o maior operador de supermercados do Reino Unido divulgou aumento de 1,9% no lucro, para 2,16 bilhões de libras nas 53 semanas encerradas em 28 de fevereiro. O grupo disse que a performance resistente no mercado doméstico foi parcialmente ofuscada por condições difíceis de negócios na cadeia norte-americana Fresh & Easy. Na esteira, as ações da J. Sainsbury subiram 1,6% e os papeis da Ahold avançaram 2,3%.
As ações da gigante de telecomunicações Deutsche Telekom caíram 7,2%, depois que a empresa reduziu sua projeção de lucro para 2009 devido ao ambiente econômico mais fraco.
No setor bancário, as ações do Barclays, BNP Paribas e Société Générale caíram mais de 2,5% cada, em meio aos temores sobre perdas com crédito. "O setor financeiro ainda é um dos segmentos mais voláteis do mercado", comentou Gerhard Schwarz, chefe de estratégia em ações do Unicredit.
No setor farmacêutico, as ações da AstraZeneca caíram 1% depois que o Merrill Lynch cortou sua recomendação para o papel de "neutro" para "underperform", citando um movimento de investidores reduzindo a posição em ações defensivas.