postado em 22/04/2009 09:04
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, pediu que a indústria do país apresente mais inovações em tecnologia e serviços culturais para conquistar mercados e enfrentar a crise, informou a rede CFTV nesta quarta-feira (22/04).
"A inovação não gera somente lucro e aumenta a concorrência, mas também traz respeito à China, que conta com potencial para ser o melhor país do mundo em termos de inovação", afirmou.
Jiabao viajou pela província sudeste de Cantão, onde centenas de fábricas voltadas ao mercado externo se viram obrigadas a fechar suas portas, e elogiou os produtos inovadores de uma companhia local de telecomunicações.
Segundo o chefe do Executivo chinês, que também viajou à vizinha Shenzhen, a inovação é fundamental para enfrentar a crise global.
O primeiro-ministro também disse que as empresas chinesas devem se esforçar para criar novas tecnologias que possam ajudar a encontrar oportunidades nos mercados internacionais.
A indústria dos serviços culturais também deve ser desenvolvida com tecnologia inovadora, concluiu.
No sábado (18/04), Jiabao disse que a situação da economia chinesa é "melhor que a esperada" e que foram percebidas mudanças positivas em sua evolução, em discurso na abertura de um fórum econômico regional na ilha de Haian, no sul do país.
Ele afirmou que o plano de estímulo econômico de 4 trilhões de yuans (cerca de US$ 584 bilhões) já está fazendo efeito. "Não devemos esquecer o fato de que a crise financeira internacional ainda está se expandindo, a tendência básica de recessão mundial não mudou", comentou.
A economia chinesa cresceu 6,1% nos três primeiros meses de 2009, o dado trimestral mais baixo desde que o governo começou a registrar este indicador, em 1992.