postado em 22/04/2009 14:12
Os bancos americanos conhecerão na sexta-feira (24/04) como eles se saíram nos "testes de stress" que os órgãos reguladores do país aplicaram sobre eles, infirmou hoje o "Wall Street Journal", citando fontes governamentais.
O governo já havia prometido que o resultado desses testes seria divulgado oficialmente no dia 4 de maio - ou seja, um pouco mais de uma semana depois dos bancos conhecerem tais resultados.
Os testes foram aplicados para analisar como os 19 maiores bancos dos Estados Unidos se sairiam caso a recessão no país fosse mais severa que o anunciado.
Segundo o "Wall Street Journal", alguns indicadores usados no testes de stress foram mais severos do que o esperado.
"Debaixo do cenário mais adverso, assumindo uma taxa de desemprego de 10,3% no final de 2010, os bancos teriam que estimar perdas ao longo de dois anos de 8,5% em seus portfolios de hipotecas de primeira linha, de 11% nas linhas de crédito para construção, 8% nos empréstimos para comércio e indústria, 12% nos empréstimos para imobiliárias e 20% nos portfolios de cartões de crédito", disse o jornal, citando documentos oficiais do Fed (Federal Reserve, o BC americano).