postado em 22/04/2009 17:36
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu nesta quarta-feira (22/04) liberar as tarifas de todos os voos internacionais. Atualmente existe um teto mínimo para essas tarifas, com exceção para os voos para destinos dentro da América do Sul.
A decisão passará a valer quando for publicada no Diário Oficial da União, o que deverá acontecer amanhã.
Inicialmente, as empresas poderão dar descontos de até 20% sobre o valor mínimo que está atualmente em vigor. Gradualmente, os descontos poderão ser ampliados até que as tarifas sejam totalmente liberadas, o que ocorrerá a partir de 23 de abril de 2010.
Para a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, a medida permitirá maior acesso dos usuários ao transporte aéreo internacional. Ela ressaltou que a liberdade tarifária auxilia o desenvolvimento do mercado, que foi fortemente atingido pela crise econômica global.
"A liberdade tarifária é uma forte aliada do combate à crise, ajudando a manter o grau de ocupação das aeronaves por meio da redução de preços. Ganham as companhias e ganha o consumidor brasileiro", disse Solange em seu voto favorável à liberação dos preços.