postado em 28/04/2009 09:13
O tráfego aéreo continuou em queda em março e a tendência pode ficar ainda pior em consequência da propagação da gripe suína, anunciou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).
"As inquietações crescentes sobre a gripe suína podem ter um impacto significativo no tráfego", afirma um comunicado da IATA, que reúne 293 companhias aéreas (93% do tráfego aéreo internacional).
O transporte aéreo de passageiros caiu 10,1% em março na comparação com fevereiro e 11,1% em relação a mesmo mês do ano passado.
O transporte de cargas caiu 21,4% em março na comparação com o mesmo período do ano anterior. Trata-se do quarto mês consecutivo em que a queda supera 20%.
Gripe suína
Os ministros dos Transportes do Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na sigla em inglês), com exceção do México, se reuniram nesta terça-feira nas Filipinas para analisar como podem proteger o transporte internacional das consequências da gripe suína.
Os ministros dos Transportes da região pretendem consultar os colegas da Saúde para analisar as consequências da epidemia sobre o tráfego global e as medidas complementares que podem ser adotadas.
O objetivo é conter o problema antes que se torne extremamente grave, como foi o caso da Sars (síndrome respiratória aguda grave, em inglês) em 2003.