postado em 28/04/2009 11:41
O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio. Perde apenas para o Natal e fica na frente do Dia dos Namorados e do Dia dos Pais. Comerciantes do Distrito Federal mantém otimismo com as vendas de presentes para as mães este ano. Segundo estimativa do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), o aumento do volume de vendas para a data comemorativa este ano deverá ser em torno de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
"Este ano, o crescimento deverá ser menor que em 2008, quando as vendas aumentaram em quase 8%. Mas a situação econômica do país mudou, não vivemos mais o clima de euforia que existia no ano passado. Para este ano, se as vendas se mantiverem no mesmo patamar que no ano passado, já será bom para o comércio", afirma o presidente do Sindivarejista, Antônio Augusto de Moraes.
Para ele, o otimismo do comércio para as vendas do Dia das Mães este ano se deve à redução da taxa de juros, à ampliação do prazo de pagamento e à oferta de crédito no mercado. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre eletrodomésticos da linha branca - geladeiras, fogões e máquinas de lavar - e a consequente queda dos preços desses produtos são, de acordo com Moraes, importantes estímulos para o comércio. "São produtos de valor elevado e muito procurados para o Dia das Mães", explica. "Também são produtos que contam com oferta de crédito e prazo maior para pagamento", completa.
Mas são os produtos de confecção os mais procurados para o Dia das Mães. Segundo o presidente do Sindivarejista, outros itens que estão na lista dos presentes mais comprados são eletroeletrônicos, perfumes e CDs e DVDs, com preços mais em conta, além de flores.
Vendas nacionais
Pesquisa da Serasa divulgada nesta quarta-feira (28/04) e realizada com cerca de mil estabelecimentos aponta que o comércio varejista do país espera que as vendas dos Dia das Mães neste ano registrem o pior resultado desde 2006. Apesar de a expectativa para o faturamente não estar definida, 32% dos comerciantes entrevistados esperam queda no volume de vendas, 34% esperam estabilidade e 34%, aumento.
As grandes empresas do varejo são as mais otimistas, de acordo com a pesquisa. Para o Dia das Mães, 45% das grandes lojas esperam alta do faturamento. Médias empresas seguem a mesma direção, com 39% dos executivos na esperança aumento das vendas. Mas as pequenas empresas são menos otimistas e 34% delas esperam menos dinheiro em caixa. Os estabelecimentos que esperam aumento apontaram uma média de 15,9% e os da queda, média de 21%.
A região Norte é a mais otimista para essa data, onde cerca de 39% dos empresários acreditam em alta nas vendas. Em seguida, aparecem o Sudeste e o Centro-Oeste, cada um com 36% dos varejistas otimistas. O Nordeste vem em quarto na lista, com 35% dos comerciantes na expectativa de maior faturamento e em quinto, a região Sul, com 28%.