postado em 29/04/2009 11:57
O Banco Nacional do México (Banamex), filial do norte-americano Citigroup, estimou nesta quarta-feira (29/04) que a epidemia de gripe suína que atinge o país pode ocasionar uma retração de até 1% em seu Produto Interno Bruto (PIB).
De acordo com a entidade, se a epidemia se estender por mais três semanas, a economia mexicana já poderia encolher 0,1%.
Porém, caso o número de infecções continue a crescer por um período mais longo, as perdas podem chegar a 1%, considerando o impacto das medidas sanitárias adotadas por autoridades sobre a produção e o consumo no país, diz o banco.
A administração da capital Cidade do México, onde vivem quase 20 milhões de pessoas, ordenou o fechamento parcial ou total de estabelecimentos comerciais em que há grande concentrações de pessoas, como restaurantes, discotecas, cinemas, bares, academias, clubes e salões de festas.
O ministro da Fazenda do México, Agustín Carstens, que está em Washington, reconheceu que a propagação da gripe suína terá um impacto "importante" na economia, que já sofre com os efeitos da crise econômica mundial e pode encolher até 3% em 2009, segundo estimativas oficiais.
Carstens considera, no entanto, que é necessário "esperar algum tempo para ter uma ideia melhor" das consequências da epidemia.