Economia

Operadoras disputam clientes com promoções para Dia das Mães

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postado em 06/05/2009 08:32
Segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães marca uma nova etapa no mercado de telefonia celular. É a primeira data importante em que a portabilidade numérica está em vigor em todo o país. As campanhas promocionais mostram o aumento da disputa entre as operadoras para atrair clientes. A TIM, por exemplo, oferece aos clientes bônus que valem até para ligações de longa distância. A Brasil Telecom (BrT) premia os clientes com ligações ilimitadas para números pertencentes à operadora, falar de graça nos fins de semana e bônus para qualquer operadora, além de bônus por ligação recebida. No pré-pago, o destaque vai para a Oi, que estreia oficialmente na área da BrT com o benefício de R$ 600 mensais para ligações das duas operadoras, mediante recarga de apenas R$ 1. A Claro oferece créditos para efetuar ligações para números Claro e pacotes gratuitos de minutos para números fixos, além de bônus por ligações recebidas, por minuto falado e mensagens de texto gratuitas. A Vivo também aposta em multiplicar os minutos da franquia e os falados para ligações gratuitas entre números da operadora. Objetos de desejo da maioria absoluta dos consumidores, aparelhos sofisticados gratuitos ou por valor simbólico também estão sendo usados como iscas pela TIM e Claro. No caso da TIM, a oferta de aparelhos é estendida a clientes que estejam há mais de 10 meses na operadora, o que representa uma tentativa de reter o usuário em sua base, antes mesmo do fim do período de fidelidade que, normalmente, é de 12 meses. Antes da vigência da portabilidade, essa não era uma prática comum. Aparelho novo Apesar de não ter usado como mote para a campanha do Dia das Mães, a Claro também tem adotado estratégia semelhante. A funcionária pública Moema Aguiar Carvalho foi atraída à loja depois de um telefonema da operadora. ;Me ligaram perguntando se eu tinha interesse em trocar de aparelho. Nunca fizeram isso antes. E meu contrato completa um ano em 15 de maio;, conta. Moema saiu da loja com o aparelho que queria por um preço simbólico e aproveitou também a campanha do Dia das Mães, que lhe dará o benefício de falar 2 mil minutos por mês para números Claro. Cabe ao consumidor fazer as contas e optar pela oferta que melhor lhe convém e que atenda as suas necessidades. Só fica se gostar Outra mudança evidente no mercado de telecomunicações pós-portabilidade é que está virando tendência entre as operadoras dar ao usuário a oportunidade de usar os serviços temporariamente. Com a opção de cancelar o serviço, sem qualquer ônus, caso não fique satisfeito. E o que até pouco tempo atrás não existia, hoje é oferecido por três operadoras: Oi, Claro e TIM. A Oi foi a pioneira ao decretar o fim da multa no fim de janeiro. No início de março, foi a vez da Claro e, agora, a TIM aproveitou o Dia das Mães para oferecer o serviço. Flávia Bittencourt, diretora de marketing da Oi, observa que a portabilidade acontece, realmente, para os clientes pós-pagos. ;A maioria dos clientes pré-pagos tem dois, três chips. Já para clientes pós-pagos, que deixavam de migrar de operadora por causa do número, faz diferença. Nesse caso, as empresas fizeram uma blindagem, oferecendo benefícios para reter o cliente no período pré-portabilidade;, diz. ;A campanha da Claro e da Vivo são muito parecidas. A TIM inovou porque está perdendo mercado. Está tentando se posicionar, com uma campanha mais agressiva porque tem que mostrar resultado em curto prazo;, analisa.

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