postado em 06/05/2009 10:34
A atividade do comércio varejista nacional cresceu 0,6% em abril deste ano sobre março, aponta pesquisa da Serasa. Trata-se do terceiro mês consecutivo de alta nas vendas, estimuladas pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no setor de eletrodomésticos e de material de construção.
A alta da atividade comercial de abril foi liderada pelo setor de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas, com crescimento de 1,7%. Na sequência aparece o setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, com elevação de 1% no mês de abril.
Os demais segmentos apresentaram recuo nas vendas, mas bem menor que o verificado um mês antes. Com a redução do IPI para o setor de materiais de construção, a atividade varejista do setor de materiais de construção recuou 0,4%, menor que a dos meses anteriores (-1,3% em fevereiro e -1,0% em março).
No acumulado do primeiro quadrimestre de 2009, a Serasa registrou alta de 3,9% na atividade, ante o mesmo período do ano, liderada pelo setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, com crescimento de 8,6%. Em seguida, destaca-se o setor de Veículos, Motos e Peças, com elevação de 4,5% - o segmento também se beneficia da redução do IPI sobre motos e veículos novos.
Pesquisa nacional, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio analisa consultas registradas à base de dados da Serasa Experian de aproximadamente 6.000 empresas comerciais.