postado em 06/05/2009 19:28
O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) divulgou nesta quarta-feira (6/05) que já autuou 13 estabelecimentos comerciais em seis dias, desde o início da Operação Dia das Mães, que dura até este sábado (9/05), véspera da data comemorativa.
As principais infrações encontradas, de acordo com o órgão, foram ausência de preços dos produtos na vitrine, falta de padronização no tamanho dos preços ; dando destaque à parcela e não ao valor do produto ;, cobrança de preços diferenciados nas compras com cartão de crédito e à vista e exigência de tempo de abertura de conta para aceitar cheque, entre outras.
As empresas autuadas terão até 10 dias para apresentar defesa junto ao Departamento Jurídico do Procon-DF. Caso não o façam, ou esta não seja considerada satisfatória, podem ter de arcar com multa de R$ 212 a R$ 3,19 milhões.
As casas comerciais autuadas até o momento foram Casas Bahia, Ricardo Eletro, C, Novo Mundo, FB Celulares, Siberian, Zinzane, Drill, Ponto Frio do Conjunto Nacional; Ponto Frio do Park Shopping; Fujioka ( Sobradinho); Nelson Joalheria (no Terraço Shopping) e Suzi Martinelli Boutique (304/305 Sul), Ao todo, 343 estabelecimentos foram visitados pelos fiscais desde o início da operação.
Serviço
Procon - 151