postado em 07/05/2009 08:31
Os mercados asiáticos se mantiveram em elevação nesta quinta-feira (7/05), em mais um dia de otimismo dos investidores. Os bons resultados da Bolsa do Japão, que reabriu após feriados, e a expectativa de boas notícias a serem divulgadas hoje sobre o teste de estresse dos bancos dos Estados Unidos ajudaram a manter o bom humor dos mercados.
Os ganhos no peso pesado HSBC, no China Construction Bank e em outras instituições de crédito mais do que ofuscaram a realização de lucros em ações de imobiliárias. Este movimento fez a Bolsa de Hong Kong apresentar o sexto pregão consecutivo de alta. Com elevação no volume de negociações, o índice Hang Seng ganhou 383,32 pontos, ou 2,3%, e encerrou aos 17.217,89 pontos, o maior fechamento em sete meses.
Os ganhos em papéis de bancos e de empresas de metais não-ferrosos fizeram a Bolsa de Xangai fechar em elevação pela sexta sessão seguida. A alta, contudo, foi limitada pelo declínio nas ações dos setores automotivo e imobiliário. O índice Xangai Composto subiu 0,2% e encerrou aos 2.597,45 pontos, o maior fechamento desde 8 de agosto. Por sua vez, o Shenzhen Composto caiu 0,6% e terminou aos 878,18 pontos.
A cotação do dólar perdeu seus ganhos no final da sessão, ajudando o yuan a fechar estável ante a moeda americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8218 yuans, de 6,8216 yuans do fechamento de quarta-feira.
Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou estável, com a cautela dos investidores anulando os ganhos verificados na sessão da manhã. Com pesado volume de negociações, o índice Taiwan Weighted subiu 0,1% e terminou aos 6.572,87 pontos, na sexta sessão seguida de ganhos.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul fechou acima dos 1.400 pontos pela primeira vez desde outubro, com os bancos liderando a alta. Porém, grande parte dos ganhos iniciais do mercado foram apagados pela realização de lucros com ações de tecnologia e de montadoras, provocada pela valorização da moeda local. O Kospi encerrou com alta de 0,6%, aos 1.401,08 pontos.
O índice S/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, atingiu uma máxima de seis meses após a divulgação de dados melhores do que o esperado sobre o mercado de trabalho. O índice ganhou 1,9%, aos 3.938,7 pontos.
No quinto dia consecutivo de alta, o índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, ganhou 1,5% e fechou aos 2.238,92 pontos.
A Bolsa de Cingapura seguiu Wall Street e terminou em alta, mas traders disseram que o mercado pode ver realizações de lucro nas próximas sessões. O índice Straits Times avançou 2,9% e fechou aos 2.241,60 pontos
O mercado indonésio teve novo recorde de alta no fechamento e o índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 1,7%, fechando aos 1.828,85 pontos, impulsionado pela estabilidade da rupia e os ganhos nos demais mercados regionais.
Na Tailândia, o índice SET da Bolsa de Bangcoc subiu 0,9% e fechou aos 527,72 pontos, devido às altas em Wall Street e nos demais mercados regionais, mas também por novos fluxos de capital estrangeiro com a volta dos investidores de varejo.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,1% e fechou aos 1.023,47 pontos, por conta de realizações de lucros.