postado em 07/05/2009 08:40
O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra (BoE, o banco central inglês) decidiu nesta quinta-feira (7/05) manter a taxa básica de juros do Reino Unido em 0,5% ao ano, nível recorde de baixa. Além disso, a autoridade monetária elevou o plano de compra de títulos britânicos de 75 bilhões de libras para 125 bilhões de libras.
A decisão do BC inglês de aumentar as aquisições de bônus nesta reunião surpreendeu o mercado. Embora muitos analistas esperassem um aumento nas compras nos próximos meses, apenas dois de 13 economistas consultados pela agência de notícias Dow Jones previam elevação imediata. Já a decisão de manter a taxa de juro era amplamente esperada.
No primeiro trimestre deste ano, a economia britânica encolheu 1,9%, no terceiro trimestre consecutivo de queda do Produto Interno Bruto (PIB) e na maior contração desde 1979.
Desde outubro do ano passado até março deste ano, o BC inglês vinha reduzindo o juro básico do Reino Unido, inicialmente em 5% ao ano. O comitê acredita que, abaixo de 0,5% anuais, os danos que cortes de juro causariam à lucratividade dos bancos superariam qualquer estímulo que eles poderiam dar à economia. Assim, o comitê decidiu embarcar na política de afrouxamento quantitativo, comprando principalmente títulos do governo e uma pequena porção de títulos corporativos.